AniCura juntou duas centenas de profissionais para debater avanços na Medicina Veterinária

III Congresso Veterinário AniCura Ibéria decorreu nos dias 29 e 30 de novembro. Reuniu aproximadamente 200 profissionais, incluindo médicos veterinários e auxiliares, as palestras abordaram temas como cirurgia endócrina, gestão de antibióticos, Oncologia e Nutrição, com foco em práticas baseadas em evidências para otimizar o atendimento veterinário.

A AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, nos dias 29 e 30 de novembro promoveu o seu III Congresso Ibérico, dedicado à “Medicina e Cirurgia do Sistema Endócrino”.

As endocrinopatias são condições muito presentes na vida dos animais de companhia, afetando diferentes glândulas e resultando em diversas patologias. Entre as mais comuns estão a diabetes (em cães e gatos), o hipertiroidismo (em gatos), o hipotiroidismo (em cães), a síndrome de Cushing e o hipoadrenocorticismo canino, conhecido como doença de Addison. Para dar relevo a estas patologias, a AniCura decidiu dedicar esta edição do congresso à temática da Endocrinologia.

Esta terceira edição contou com a presença de oradores de renome, provenientes de hospitais do grupo de toda a região ibérica, que partilharam insights sobre as melhores e mais recentes práticas na área de Endocrinologia, nas suas várias vertentes como Abordagem Nutricional, Diagnóstico por Imagem, Doença Oncológica Endócrina e Cirurgia. Entre os principais temas abordados, destacam-se as palestras como "Adrenalectomia Laparoscópica” e “Cetoacidose Diabética”, ministradas pelo Dr. Fausto Brandão e a Enf.ª Carolina Rebimba, profissionais veterinários da equipa do AniCura Atlântico Hospital Veterinário.

“É essencial que, como equipas clínicas e cirúrgicas no Grupo AniCura, adotemos técnicas cirúrgicas avançadas que minimizem riscos, otimizem resultados clínicos e também melhorem substancialmente a recuperação dos nossos pacientes”, realça Dr. Fausto Brandão, um dos principais palestrantes de Portugal. A enfermeira veterinária Carolina Rebimba destacou o papel vital dos enfermeiros veterinários na gestão de casos de cetoacidose diabética. “O trabalho desempenhado pelos enfermeiros e auxiliares técnicos veterinários nesta urgência hospitalar é vital para um tratamento bem-sucedido e para a minimização da fatalidade da doença, bem como a atenção dedicada aos cuidadores para os ajudar na vigilância de sintomas nos seus animais diabéticos”.

Além das sessões científicas, o congresso incluiu atividades práticas, tais como uma mesa-redonda sobre qualidade clínica e a integração de melhores práticas, além de dinâmicas interativas como uma atividade de “escape room” para incentivar a colaboração entre os profissionais.

Elena Decataldo, Head of Medical AniCura Ibéria, refere que “este congresso representa mais um passo significativo no avanço da prática veterinária dentro da rede AniCura, promovendo a excelência no atendimento aos pacientes e o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores”.

O III Congresso Ibérico AniCura foi exclusivo a profissionais de saúde veterinária, com o intuito de promover a atualização científica e a consolidação do conhecimento clínico, reunindo aproximadamente 200 participantes, entre veterinários e auxiliares da rede de hospitais AniCura. O congresso permitiu reforçar o compromisso da AniCura com a construção de uma rede integrada de excelência, onde a colaboração entre os associados e hospitais é fundamental para o avanço da prática veterinária e o cuidado exemplar dos pacientes.

O evento contou com o apoio e patrocínio de parceiros estratégicos como BBraun, Boehringer Ingelheim, Centauro, Ceva, Dechra, Ecuphar, Elanco, Grupo emer, Fatro, Hill’s, Idexx, Leti, MSD, Royal Canin, Scil, Vetoquinol, Virbac y Zoetis que contribuíram para o sucesso desta edição.

Mais notícias

    Error

    An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.