Urgências oftalmológicas
Podem ocorrer quando há uma lesão súbita nos olhos do animal de estimação devido a um corpo estranho, e manifestam-se normalmente por pestanejar constante, pelo fecho dos olhos ou pela presença de secreção ocular.
Na consulta com o especialista, a integridade da córnea será avaliada através de vários métodos como a coloração com fluoresceína, a produção de lágrimas será medida através do teste de Schimer e serão consideradas amostras para exame citológico, por exemplo, se houver sinais de infeção. A medição da pressão intraocular através da tonometria permitirá o diagnóstico de glaucoma (aumento da pressão intraocular) ou de uveíte (associada a uma pressão intraocular baixa).
Tratamentos oftalmológicos
Dependendo dos resultados do exame oftalmológico, podem ser aplicados diferentes tipos de tratamento: tratamento local (gotas oculares juntamente com medicação oral e/ou intravenosa) ou tratamento cirúrgico (substituição da lente, resolução de entrópio ou ectrópio ou feridas perfurantes da córnea).
Preparação para o exame oftalmológico
Normalmente, antes do exame oftalmológico, são aplicados colírios nos olhos para dilatar a pupila do animal de modo a permitir o exame das partes internas.
O exame é efetuado numa sala escura. O veterinário examina o fundo do olho, o cristalino, a córnea e as pálpebras com diferentes instrumentos. O exame é indolor e, em geral, efetua-se rapidamente.