A causa mais comum de doença do trato urinário inferior felino é uma inflamação da bexiga e da uretra, sem motivo aparente, a que chamamos cistite idiopática. Geralmente, quando se trata desta situação o cenário não é muito preocupante. No entanto, existem outras causas possíveis para esta condição, bastante sérias e que devem ser motivo de preocupação.
As queixas de problemas urinários em gatos são bastante comuns. Se notar que o seu gato vai muitas vezes à caixa de areia, urina pouco de cada vez, tem dor e pode até ter vestígios de sangue, não hesite em ir com o seu animal ao Médico Veterinário, de forma a evitar complicações como obstruções uretrais ou outras condições que podem culminar numa insuficiência renal aguda fatal.
Cistite idiopática felina - fatores de risco
Gatos de qualquer idade, raça ou género podem ser afectados. No entanto, a doença é mais comum em gatos machos, de meia idade, sem acesso ao exterior, com excesso de peso e que são alimentados com ração seca.
Outros fatores son:
- Desordens anatómicas
- Comportamentais
- Cálculos
- Infeção do trato urinário
- Tumor
- Desordens Neurológicas e Trauma
Sempre que o seu gato manifestar alterações na maneira ou frequência com que urina, procure aconselhar-se com o seu médico veterinário sobre a possível causa para essa mudança e medidas a adoptar.
O stress
O stress em gatos pode ser causa de cistite. Sabia que os gatos podem desenvolver episódios de cistite idiopática felina por visita de pessoas estranhas em casa, adição de um novo elemento familiar ou de um novo animal em casa, competição por comida ou espaço, que têm donos que viajam muito, liteiras que mudaram de sítio e ficaram em zonas mais barulhentas ou areia suja?
Cistite idiopática felina: tratamento
O tratamento depende dos sinais clínicos aquando da apresentação, sendo os principais objetivos reduzir o stress e a correta manutenção da analgesia.
Terá sempre de ser orientado à causa da doença e geralmente envolve medicação, alteração da dieta e perda de peso, o aumento do consumo de água e enriquecimento do ambiente, de forma a eliminar stress. Como por exemplo, aumentar o número de caixas de areia e fornecer brinquedos: acredita-se que a modificação ambiental é fulcral, sendo recomendável o número de caixas de areia igual ao número de gatos mais uma adicional e o aumento de espaços de uso exclusivo do seu animal de estimação mais do que recomendado. .Na eventualidade do gato simplesmente não urinar, trata-se de uma emergência e deve dirigir-se ao hospital sem demora.