Pancreatite nos gatos

A inflamação do pâncreas, ou mais vulgarmente conhecida como pancreatite, é uma das doenças mais comuns nos gatos, embora seja por vezes difícil de detetar. A AniCura explica as possíveis causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Causa

Nem sempre é possível determinar o fator desencadeante da pancreatite. Entre as causas mais comuns contam-se o consumo de alimentos gordos, medicamentos ou outras substâncias. É importante notar que os gatos podem desenvolver pancreatite crónica, bem como outros problemas hepáticos, inflamação da vesícula biliar e inflamação intestinal.

Sintomas

Os vómitos, a dor abdominal e a perda de apetite são sintomas característicos da pancreatite felina. Normalmente, os problemas manifestam-se de forma gradual.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de análises ao sangue para avaliar os níveis de enzimas pancreáticas. Muitas clínicas dispõem de testes rápidos para este efeito. A pancreatite é frequentemente detetada através de uma ecografia abdominal.

Tratamento

O tratamento de suporte baseia-se em soro e analgésicos na fase aguda. É aconselhável garantir uma dieta facilmente digerível com um elevado teor energético. Para acompanhar a evolução da lesão, os níveis de enzimas pancreáticas serão monitorizados em visitas posteriores.

É importante notar que muitos gatos com pancreatite crónica também sofrem de deficiência de vitamina B, que pode ser corrigida com a suplementação de cobalamina.

Além disso, é comum observar que os gatos tratados medicamente apresentam frequentemente uma diminuição do apetite e, por vezes, um mal-estar geral.

Contact a veterinarian

Did this article help you?

Please select what suits your situation or type on your own. We greatly appreciate your feedback.

Thank you!

We really appreciate it

Error

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded.