Causa
Nem sempre é possível determinar o fator desencadeante da pancreatite. Entre as causas mais comuns contam-se o consumo de alimentos gordos, medicamentos ou outras substâncias. É importante notar que os gatos podem desenvolver pancreatite crónica, bem como outros problemas hepáticos, inflamação da vesícula biliar e inflamação intestinal.
Sintomas
Os vómitos, a dor abdominal e a perda de apetite são sintomas característicos da pancreatite felina. Normalmente, os problemas manifestam-se de forma gradual.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de análises ao sangue para avaliar os níveis de enzimas pancreáticas. Muitas clínicas dispõem de testes rápidos para este efeito. A pancreatite é frequentemente detetada através de uma ecografia abdominal.
Tratamento
O tratamento de suporte baseia-se em soro e analgésicos na fase aguda. É aconselhável garantir uma dieta facilmente digerível com um elevado teor energético. Para acompanhar a evolução da lesão, os níveis de enzimas pancreáticas serão monitorizados em visitas posteriores.
É importante notar que muitos gatos com pancreatite crónica também sofrem de deficiência de vitamina B, que pode ser corrigida com a suplementação de cobalamina.
Além disso, é comum observar que os gatos tratados medicamente apresentam frequentemente uma diminuição do apetite e, por vezes, um mal-estar geral.