Com a chegada do calor, os cuidados com os animais de estimação devem ser redobrados. Assim como nós colocamos protetor solar, bebemos mais água e evitamos sair durante as horas de maior calor, os nossos animais também precisam de proteção contra as altas temperaturas! Eles contam consigo, por isso deixamos-lhe três aspetos importantes para cuidar dos seus cães e gatos neste verão.
Os golpes de calor são uma das causas de morte mais comuns em animais de estimação e são considerados uma urgência médica durante o verão. Se não forem detetados e tratados a tempo, podem ser fatais, por isso, em caso de dúvida, dirija-se imediatamente ao seu veterinário para obter ajuda.
Deixamos aqui 4 dicas importantes que podem fazer toda a diferença este verão. Porque a prevenção é a melhor aliada do seu animal de estimação.
Água limpa fresca sempre disponível
Com o calor os animais necessitam de beber mais água, isto porque as suas perdas de calor são feitas através da evaporação da humidade durante a respiração. Caso o animal não tenha água à disposição em dias de muito calor, poderá ficar desidratado.
Ter água à disposição o dia inteiro é imprescindível para manter o seu animal saudável durante o tempo mais quente. Deve mudar a água regularmente para a manter fresca, e pode ainda experimentar colocar uns cubos de gelo na água para ajudar o seu cão ou gato a refrescar-se.
No caso dos gatos, que tendem a beber menos água, é importante garantir que se mantêm bem hidratados. Além do gelo, que pode chamar a atenção deles, pode ser uma boa ideia hidratar a ração com um pouco de água ou aumentar as doses de comida húmida.
Evitar os passeios e exercícios na altura de maior calor
Deixe os passeios longos para as horas mais frescas, como de manhã ou ao final da tarde, e até mesmo à noite. Passear com o seu cão durante o dia poderá provocar-lhe uma insolação e queimaduras solares (evite os passeios entre as 12:00 e as 16:00). Além disso, o asfalto no verão pode queimar, provocando feridas graves nas almofadas das patas do seu peludo. Pode usar protetor solar para animais nas áreas mais sensíveis, como o nariz ou as orelhas.
Da mesma forma, nunca deixe os animais dentro de carros ou em locais pequenos e fechados sem ventilação. Ficar trancado no carro não será nada agradável para o seu animal de estimação, pois ele poderá sofrer insolação e, inclusive, pode até mesmo morrer. O carro acumula no seu interior uma enorme quantidade de calor, fazendo com que pareça um forno, o que poderia matar o seu animal.
Em dias de muito calor mantenha os seus animais em locais frescos e se possível arejados. E, se tiver oportunidade, deixe que os seus cães se divirtam a dar um bom mergulho em locais apropriados, mas sempre com vigilância e cuidado com as otites.
Parasitas externos
Lembre-se que no verão aumenta a incidência de pulgas e carraças. É um problema grave, pois estes parasitas podem ser portadores de doenças graves, como leishmaniose, que podem ser transmissíveis aos humanos (zoonoses), principalmente os mosquitos e as carraças.
É, portanto, de extrema importância que seja feita a prevenção de forma correta contra estes parasitas, de forma a salvaguardar os nossos animais e a nós.
Em caso de dúvidas, não hesite em contactar o seu Médico Veterinário. Com estas precauções, poderá ter um verão muito especial junto dos seus companheiros de 4 patas. Boas férias!