O que uma emergência veterinária?
Uma emergência veterinária é uma situação em que o animal sofre um trauma ou desenvolve subitamente uma doença que irá pôr em causa a sobrevivência a curto prazo ou provocar incapacidades no futuro.
As causas mais comuns são:
Choque
É normalmente uma consequência de outros problemas, é uma situação que necessita sempre de tratamento urgente, o animal de estimação apresenta-se fraco, com mucosas pálidas, membros frios e batimento cardíaco anormal.
Dificuldade em urinar ou não produção de urina.
É um problema grave, normalmente mais comum em gatos, que tem como causas principais a presença de cálculos ou infeções do urinárias. Quando a gato está sem urinar algumas substâncias que normalmente seriam eliminados acumulam-se na circulação sanguínea atingindo níveis tóxicos que podem levar à morte dos gatos ou a sequelas renais irreversíveis.
Reação alérgica generalizada
Tem como origem picadas de insetos, ingestão de plantas, alimentos, reações a medicamentos, vacinas. A reação alérgica manifesta-se principalmente por um edema da face e corpo, pelo eriçado em várias partes do corpo, vómitos e diarreia. Os sintomas podem evoluir rapidamente para o desmaio, dificuldades respiratórias e se não tratada atempadamente pode levar à morte.
Queda de um edifício
Muito comum em gatos, os donos pensam sempre que foi um acidente, mas na maioria dos casos os gatos atiram-se voluntariamente, é um tipo de acidente que necessita de observação médica imediata uma vez que tem normalmente lesões características, designada por tríade, lesões na cabeça e face, tórax e membros. As lesões no tórax ocorrem aproximadamente em 90 % dos casos em que o pneumotórax representa 68% e a hemorragia pulmonar 63%. Nos cães as lesões dependem diretamente da altura uma vez que não tem capacidade de ajustar a posição durante a queda, sendo as lesões mais comuns fraturas de membro e lesões de coluna vertebral. Em gatos recebendo tratamento adequado de urgência têm normalmente uma taxa de sobrevivência de 90%, infelizmente nos cães a taxa de sobrevivência é mais baixa.
Feridas por mordedura e lutas
São sempre situações graves e que requerem intervenção médica imediata, por exemplo feridas mínimas a nível abdominal podem ser suficientes para existirem hemorragias graves abdominais e/ou perfurações intestinais. As lesões externas podem muitas vezes não refletir a gravidade da situação. Costumamos sempre dizer, cuidado com o cão grande que morde o cão pequeno e aparentemente está tudo bem.