Todo o tratamento é orientado por um médico veterinário especialista, permitindo estimular e acelerar a recuperação dos pacientes. A resistência provocada pela água, a sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação sem dor. Na água é mais fácil executar exercícios de suporte de peso, devido ao reduzido peso do paciente quando submerso em água, o que permite que todas as articulações sejam poupadas de esforços adicionais e que a massa muscular seja trabalhada na sua plenitude.
A hidroterapia permite que pacientes com as mais diversas patologias do foro neurológico, trabalhem com mais confiança o aumento da força muscular, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, coordenação, manutenção da postura, assim como constitui um bom estímulo sensorial e de auto perceção.
Animais seniors sofrem muitas vezes de doença articular degenerativa (osteoartrose), uma patologia incapacitante, dolorosa, que provoca grandes perdas de massa muscular, diminui bastante a qualidade e esperança de vida dos cães e gatos com mais de 8 anos. A utilização de hidroterapia em passadeira aquática, permite que estes pacientes executem com maior facilidade exercícios de suporte de peso, essenciais a um fortalecimento muscular, sem colocar em causa a saúde articular, atrasando os processos degenerativos e diminuindo a dor, aumentando assim o bem-estar destes pacientes.
A maior perda de massa muscular ocorre nos primeiros 15 dias após um trauma ou dano, é assim de fulcral importância que estes pacientes iniciem suporte de peso rapidamente após um destes episódios. Mais uma vez a hidroterapia em passadeira aquática atua como facilitadora deste processo.
A redução de peso corporal de cães e gatos obesos quando submersos em água, proporciona a estes pacientes um ambiente ideal para uma marcha mais fluida, trabalhando em simultâneo aparelho cardiovascular e sistema músculo esquelético, facilitando a diminuição do peso corporal quando aliado a uma alimentação regrada.