Atualmente, os animais de estimação têm uma esperança de vida mais longa. Ao viverem mais, tal como as pessoas, desenvolvem doenças degenerativas associadas ao envelhecimento.
O cancro é uma doença multifatorial e, como tal, com a idade o risco de desenvolvimento de tumores aumenta. Os processos oncológicos nos animais partilham muitas semelhanças com os dos humanos. Por exemplo, em muitos casos, se o diagnóstico for precoce, muitos tumores podem ser curados. Ainda semelhante são os meios de diagnóstico e tratamento.
A Oncologia Veterinária tem ainda como pilares da sua atuação, a manutenção da qualidade de vida e resguardar o animal de todo e qualquer sofrimento desnecessário. Os planos de diagnóstico e tratamento são delineados de acordo com os objetivos do cuidador e sempre para aumentar a vida do animal com qualidade!
Nos casos mais graves, existem também cuidados paliativos que asseguram ao animal um final de vida confortável e com o menor sofrimento possível.
O Serviço de Referência em Oncologia Veterinária do Anicura Atlântico Hospital Veterinário, vem consolidar a oferta diagnóstica e terapêutica na área da Oncologia Veterinária em Portugal. Conta com uma equipa experiente liderada pelo Prof. Dr Joaquim Henriques, um dos pioneiros da oncologia veterinária em Portugal. Além disso, o Hospital dispõe de outros serviços, liderados por médicos veterinários reconhecidos nas várias áreas médicas e de infra-estruturas de apoio para que possamos oferecer todos os cuidados necessários ao seu animal.
Os nossos serviços estão organizados de forma a oferecer uma abordagem global ao animal que sofre de cancro. Assim, vão desde os serviços de diagnóstico oncológico, consulta, cirurgia oncológica e, ainda, serviços inovadores em Portugal como a termoablação tumoral por radiofrequência, a radioterapia ou a embolização tumoral.
O animal doente e o seu cuidador são acompanhados em todo o processo da doença. Nos casos avançados, oferecemos ainda serviço de cuidados continuados/paliativos.
Este trabalho é realizado, nos casos referenciados, em articulação estreita com o médico(a) veterinário(a) assistente, de forma que este(a) esteja sempre ao corrente da situação clínica e possa, também, ir acompanhando, ajudando e colaborando no processo.
Oferecemos ainda um serviço de segunda opinião. Isto é, no caso dos donos que desejam obter uma outra opinião sobre o diagnóstico, tratamento ou prognóstico da doença oncológica do seu animal, podem recorrer aos serviços do hospital.
Saber mais